PraTi

Após polêmica, estudantes de pós-graduação terão direito a passagem

Direito à passagem com desconto a alunos chegou a ser negado na manhã desta terça-feira (3)

Infocenter -

Estudantes da pós-graduação tiveram seu direito a desconto na passagem negado pelo Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) na manhã desta terça-feira (3), ao tentarem desbloquear seus cartões PraTi. Em contato com o consórcio via telefone, a doutoranda em Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Raquel Barcelos, 33, ouviu que seu cartão não poderia mais ser renovado pelo fato de estar na pós-graduação. O serviço alegou que o direito a 60% de desconto seria apenas para estudantes até a graduação, diferentemente do que prevê a Lei Orgânica do Município de Pelotas. Após contato da reportagem com o secretário-executivo do CTCP, Enoc Guimarães, o serviço do cartão PraTi aos pós-graduandos foi normalizado ainda durante a tarde desta terça-feira (3), na avenida Bento Gonçalves, 3.394.

Os cartões foram bloqueados em 1º de janeiro em função de o sistema PraTi funcionar através de calendários oficiais das instituições de ensino - a CTCP não prevê atividades estudantis durante o período de férias. “Em alguns casos, vi que a atendente disse que os alunos bolsistas da pós-graduação teriam condições de pagar a passagem integral”, reclamou Raquel à reportagem. A Lei Orgânica do Município de Pelotas (Artigo 165) assegura a meia passagem aos estudantes da zona urbana e rural, de escolas públicas e privadas, “compreendendo os de ensino fundamental, médio, superior e de escolas especiais”.

Atualmente 15 mil estudantes utilizam o cartão PraTi no transporte público de Pelotas.

Escolas estaduais
Guimarães informou que nem todas as escolas estaduais informaram seus calendários oficiais ao consórcio. Em função de ocupações, greves e manifestações, cada escola adotou um calendário individual e deve comunicar individualmente. O telefone do CTCP é (53) 3227-4236.

 

 

-120561

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quarto mandato à frente da Abapp Anterior

Quarto mandato à frente da Abapp

Meninos já podem se vacinar contra o HPV Próximo

Meninos já podem se vacinar contra o HPV

Deixe seu comentário